quarta-feira, 17 de março de 2010

Bolshoi festeja 10 anos!

Hoje chega ao fim o festival comemorativo dos 10 anos do Ballet Bolshoi no Brasil (sediado em Joinville -Santa Catarina). Desde guria sempre sonhei em fazer parte da maior escola de ballet do Brasil (que pequena bailarina nunca sonhou?). Claro que esses sonhos de criança sempre são alimentados por algum motivo. No meu caso, foi o fato de uma amiga de infância ter feito testes e sido selecionada no ballet Bolshoi em SC. Lembro também que em uma das viagens de papai ele visitou o Teatro Bolshoi e trouxe pra mim miniaturas e chaveiros que aguardo até hoje. Não foi nessa vida, ok! Mas como sincera apaixonada não deixo passar datas como essa em branco.

As festividades acorreram nos últimos dias 15, 16 e o encerramento acontece hoje (17) no Centreventos Cau Hansen em Joinville/SC. É uma pena que eles estejam tão longe e eu não poder participar do evento, mas não vai ficar por menos. A programação está abaixo com fotos e links para vídeos.

Vamos curtir como podemos =)

15/03 Don Quixote - O espetáculo “Don Quixote”, de Marius Petipa, é um balé baseado na obra do espanhol Miguel de Cervantes. Vladimir Vasiliev desenvolveu esta suíte para os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em que mais de 100 bailarinos fazem parte do elenco. “Don Quixote” é um espetáculo vibrante, de muitas cores e contagiante.

(clique para ampliar)

E pra quem não sabe nós já tivemos bailarinos maranhenses representando o Don Quixote. Olha aí Carol Aragão aqui no Teatro Artur Azevedo.


16/03 Giselle - “Giselle”, balé com 168 anos de idade, é o mais nobre representante do Movimento Romântico na dança. A obra mestra sintetiza de forma admirável todas as aspirações técnicas e dramáticas. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil escolheu o seu aniversário para a grande estréia de “Giselle”, balé que terá a participação de cerca de 80 bailarinos.

O site do evento ainda não disponibilizou as fotos do espetáculo, só do ensaio. Mas esse espetáculo foi muito bem representado pelo Ballet Bolshoi de Moscou em 2007. Portanto, ficam as fotos de Moscou e a expectativa pra ver a performance dos balairinos brasileiros.

(clique para ampliar)

17/03 Gala Bolshoi - No último dia do evento de comemoração aos 10 anos da Escola, haverá o Gala Bolshoi. A noite do encerramento será marcada pelo intercâmbio de conhecimento entre os bailarinos russos e os alunos brasileiros. Serão apresentados trechos de balés de repertório, onde será destacado o principal talento de cada um dos bailarinos, levando ao público o que há de mais encantador no universo da dança.

Pelo visto, vem diversidade por aí. Eu adoro o ballet clássico, mas não consigo me conter quando o ballet utiliza a música popular brasileira, por exemplo, no repertório. Extremamente rico e cantagiante!


                                      
                                     
                                     
(clique para ampliar)

Por último, fica o vídeo do Pas de Deux de Giselle http://www.youtube.com/watch?v=tYOM9BBACkE

Pra quem quiser dar uma espiadinha maior no evento, fica o site de onde tirei as informações e fotos: http://www.escolabolshoi.com.br/bolshoi/Portugues/hotsite/index.html

Bjo, bjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário