quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nível de atividade física afeta humor de jovens

Deve ser por isso que ando tão mal humorada esses dias... hehe


Estudo investiga associação entre nível de atividade física e alterações no estado de humor de adolescentes, avaliando também diferenças entre gêneros.

A pesquisa foi conduzida por Francisco Werneck e Cristiane Navarro, publicada na Psicologia: Teoria e Pesquisa. Participaram do estudo 17 meninos e 24 meninas, os quais passaram por uma avaliação de humor e do nível de atividade física habitual.

Os resultados demonstraram que aqueles que praticam atividades físicas regularmente tem menos alterações de humor, independente de serem homens ou mulheres.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui 

Fonte: RedePsi


Aproveitei pra ler o artigo e destaco alguns trechos:

Tem sido demonstrado que a prática regular da atividade física está associada a diversos benefícios psicológicos, como menor reatividade ao estresse, diminuição da ansiedade, depressão e hostilidade, melhoria do humor, do autoconceito e do bem-estar psicológico, tanto em pessoas saudáveis quanto em pacientes clínicos.

Em face de todas essas evidências, o exercício físico tem se tornado uma alternativa não-farmacológica, econômica, saudável e de maior adesão na prevenção e tratamento de distúrbios psicológicos e na promoção da saúde mental.

Em geral, pessoas fisicamente ativas e com maior aptidão física possuem um melhor estado de humor do que aquelas sedentárias e menos aptas.

No final, lembrei de uma reportagem da Folha Online associando o mau humor a uma doença crônica, a distimia. Fica a dica aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário